Memória de Cajazeiras: Juventude relembra o JOCAFF nos seus 28 anos

0673

No dia 11 de julho de 1987, há exatos 28 anos, um grupo de jovens de Cajazeiras, especificamente, da quada B da Fazenda Grande I, se reuniram na Quadra esportiva local com o objetivo de fundar um Grêmio esportivo e cultural, assim nascia o JOCAFF- Juventude Organizada de Cajazeiras e Fazenda Grande.

O professor Desidério(dedé Melo), foi o escolhido para ser o primeiro presidente, e Marquinhos Manimal como vice presidente. Para a Diretoria foram escolhidos Aristenes Castelo Branco( Ary), Claudio Nessin( camamu), Roberto Barreto(tubarão), Kleber do  violão, Rony Ramos e Jalmir. Além de dezenas de sócios e colaboradores na como Júnio gordo, Careca, Roberval e tantos outros, na maioria jovens de Cajazeiras.

O professor Desidério deixou a presidência, em 1992,  quando foi sucedido por seu irmão Valfredo Melo(Dinho) , falecido em 2010. Seu último presidente foi Gileno Cardoso, funcionário da Assembléia Legislativa da Bahia já aposentado.

 

0670

Na foto de cima à esquerda vê-se a primeira diretoria do JOCAFF( Marquimhos, sem camisa, Prof. Desidério(Dedé) no centro, Jalmir(in memeria) Kleber do Violão e Rony Ramos.

Frutos

O jocaff  logo organizou um time de Futebol e outro de Voleybol, além de uma equipe para participar de Gicanas e organizar bailes para a juventude. Além disso adquiriu material esportivo, equipamentos de som e iluminação e recreação suficiente para manter a juventude em atividade. Suas equipes participaram de jogos e campeonatos dentro e fora de Cajazeiras. Essas participações, que em função da sua organização arrastava uma multidão onde atuava logo contagiou a juventude de outras quadras a exemplo da quadra C de FGI, Cajazeiras X e quadra F da Fazenda grande I que organizaram outros grêmios fortes e competivos. O resultado disso é que não sobrava tempo para o tédio e aqueles jovens aprenderam lições de cidadania, solidariedade, cooperação e convivência em grupos. Hoje são pais de família responsáveis, trabalhadores de empresas privadas, servidores públicos, educadores, mestres, oficiais da PM e até compondo o alto escalão do governo. Uma história que prova que a educação sempre dá certo.

 

 

0672

0671

 

 

Fonte: WhasApp SeleçãoJocafff

71- 88021008

Redação

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s