“Ajuda ao setor automotivo não compromete ajuste”, afirma Levy

Sobre as mudanças no FGTS aprovadas ontem, ministro diz que momento é de reflexão

O ministro da Fazenda Joaquim Levy afirmou nesta quarta-feira (19) que as linhas de crédito oferecidas pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal às indústrias automotivas não comprometem as medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo federal. Declaração aconteceu durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Centro do Rio.

Levy destacou que as medidas são um “arranjo comercial” sem maiores riscos. “Não compromete o ajuste, é uma operação de mercado, operação que na verdade evidentemente pressupõe o compromisso de contrato das montadoras”, completou.

1 / 10

De acordo com o ministro, a maior parte destas linhas são de mercado. “A linha mais, vamos dizer assim, mais especial, é uma linha para o transporte público. É uma prioridade da gente continuar fazendo transporte público, que é a maneira mais eficiente, sustentável, até por questões de meio ambiente, do engarrafamento. E o resto é uma operação mais comercial, no qual agente apoia os fornecedores, usando o próprio valor, validade de crédito das montadoras”, disse.

Levy também falou sobre as mudanças na remuneração do FGTS aprovadas pela Câmara dos Deputados na noite de ontem (18). Para ele, momento agora será de reflexão do Senado para garantir que estabilidade do fundo seja preservada. “O importante é que não venha a causar qualquer fragilidade. Obviamente, tem que fazer um equilíbrio entre o desejo de poder se pagar mais e a capacidade do fundo de alcançar seu objetivo”, explicou.

Na visão do ministro, é para situações como essa que o Brasil possui um sistema bicameral. “A mudança tem que ser refletida no Senado para ver se essa é a melhor solução, se ela preserva a estabilidade do fundo, a capacidade de financiar as moradias populares”, observou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s