20 de novembro, dia da consciência negra, de debates e festas nas escolas, de caminhadas, polêmicas e afirmação política

 

0701

Professores e alunos de Escola estadual e Cajazeiras em evento do 20 de novembro

 

O dia é hoje, para uma parte expressiva que milita no movimento negro. Para outros não, afinal hoje é aniversário de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil colonial. Os que são contra defende que o 13 maio é a data maior, já que culminou a luta de grandes abolicionistas, com a assinatura da Lei Área, pela princesa Isabel. E ainda aqueles que dizem que não há necessidade de apenas um dia para celebrar a consciência negra já que a raça é uma só: a humana. É polêmico, é afirmativo, é contraditório, é rico culturalmente, é diversificado, é político é o movimento negro brasileiro, que não pede passagem e se impõe por direito e por sua história.

0702 0703 0704 0705

Na Bahia, diversas atividades ocorrerão durante o dia, várias escolas fazem eventos comemorativos com teatro, dança , debates sobre o tema e muita música. O ponto culminantes são duas grandes caminhadas que saem da liberdade e do Campo grande e se encontram no Pelorinho, centro histórico de Salvador. E neste ano segundo os organizadores terá a presença do ex- presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O fato é que a tão decantada democracia racial brasileira está sendo questionada. O movimento negro, com sua diversidade política lidera a reivindicação por políticas públicas afirmativas que  contribuam para diminuir as desigualdades verificadas tanto no aspecto social quanto no econômico em comparação com os não negros. Sem dúvida 0 20 de novembro é um dia muito especial para a história e futuro do Brasil. ( Prof. Desiderio)

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s