Consultoria aponta as 10 melhores cidades do mundo para estudantes

0710

Paris, pelo quarto ano, é o melhor lugar para estudantes

A consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) publicou nesta terça-feira a sua lista das 75 melhores cidades do mundo para ser um estudante universitário em 2016. O ranking é feito com base em fatores como proporção de estudantes na região, quantidade de alunos internacionais, infraestrutura, segurança, meio ambiente, taxa de emprego e custo de vida.

Pelo quarto ano seguido, Paris ocupou a 1ª posição entre os locais mais indicados a universitários. A lista deste ano, no entanto, mostrou que a Ásia está se tornando cada vez mais uma referência no mundo acadêmico. Entre as dez cidades mais bem colocadas, quatro são asiáticas (Tóquio, Singapura, Hong Koong e Seul), três são europeias (além de Paris, Londres e Berlim), duas australianas (Melbourne e Sydney) e uma canadense (Montreal).

A única cidade brasileira presente na lista é São Paulo, na 63ª posição. A consultoria destacou a Universidade de São Paulo (USP) como a melhor instituição paulistana e classificou a metrópole como um lugar “vibrante e, de certa forma, caótico”. Outros locais da América do Sul contemplados no ranking são Buenos Aires (32ª) e Santiago (49ª).

Veja quais são, segundo a consultoria QS, as dez melhores cidades para estudantes:

Paris

A cidade foi eleita pelo quarto ano o melhor lugar do mundo para estudantes, segundo a consultoria britânica QS. A capital francesa possui muitas universidades bem posicionadas em rankings internacionais e, embora tenha um custo de vida alto, oferece instituições de ensino com mensalidades relativamente baixas.

Tóquio

Tóquio é a cidade asiática mais bem posicionada no ranking da QS, que recomenda o local para estudantes que desejam viver em locais grandes e movimentados. Afinal, trata-se de uma das cidades mais populosas do mundo. A cidade abriga diversas universidades de excelência, mas a sua proporção de estudantes entre a população é baixa, o que acaba proporcionando uma maior imersão na cultura japonesa.

Sydney

Está entre os destinos de intercâmbio mais populares entre os brasileiros. Com exceção do custo de vida, que é alto na região, a cidade australiana se destaca em todos os aspectos do ranking, incluindo empregabilidade, segurança e infraestrutura. A combinação entre educação de qualidade, estilo de vida jovem e o contato com a natureza explica a popularidade do local entre estudantes.

Londres

Londres é a cidade com o maior número de universidades listadas no ranking QS das melhores instituições do mundo – no total, são 19. Além desse grupo de universidades prestigiadas, a metrópole é um dos centros mundiais financeiros, de cultura e criatividade, o que não só torna a vida do estudante mais interessante, mas aumenta as suas perspectivas futuras de carreira.

Singapura

A reputação de Singapura como centro acadêmico de excelência cresceu nos últimos anos. Possui duas instituições que estão entre as 15 melhores do mundo, segundo a QS: A Universidade Nacional de Singapura e Universidade Tecnológica Nanyang. É também uma região segura e com taxas de emprego elevadas. Tem, no entanto, um dos custos de vida mais elevados do mundo.

Montreal

A melhor cidade canadense para estudante é também uma das regiões com os melhores índices de qualidade de vida do mundo. Considerada a capital cultural do Canadá, é uma região falante de francês e abriga universidades conceituadas, como a Universidade McGill, a melhor do país.

Hong Kong

É um dos principais centros financeiros do mundo e oferece uma vasta oportunidade de emprego para os recém-formados, mas é uma região com custo de vida elevado. Hong Kong tem uma das populações de estudantes mais diversificadas da lista da QS, com alunos de todas as partes do mundo.

Berlim

A capital alemã vem se destacando nos últimos anos pelo seu cenário cultural e por ser um centro de moda, design, música e arte. Ao mesmo tempo, é um importante centro financeiro e acadêmico. Um dos maiores atrativos da cidade é o fato de a graduação ser completamente gratuita, mesmo para estrangeiros.

Seoul

A cidade não é uma opção óbvia para estudantes internacionais, mas é um excelente destino a universitários. Alguns dos motivos incluem as elevadas taxas de emprego entre recém-formados e uma quantidade alta de instituições de excelência, como a Universidade Nacional Seoul, considerada a 36ª melhor do mundo pela QS.

Fonte: Revista Veja/ http://www.interiordabahia.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s