Riachão e região: Mudanças climáticas trazem perspectivas de chuvas no Nordeste para os próximos 15 dias

 

0719

Mudanças climáticas podem provocar chuvas na região NE

Nos próximos 15 dias, importantes mudanças no padrão de circulação dos ventos sobre o Brasil vão aumentar as condições em algumas áreas, mas reduzir em outras, segundo análise de meteorologistas do site Climatempo.

Até o fim da primeira quinzena de dezembro, a presença de uma forte baixa pressão no norte da Argentina gera muitas áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil. Os três estados voltam a ter temporais. A região entre São Paulo e o centro de Minas Gerais e o centro-sul do Rio de Janeiro também será favorecida com pancadas de chuva.

No extremo norte, a Zona de Convergência Intertropical se aproxima do Brasil com fraca intensidade, mas vai ajudar a espalhar um pouco de umidade sobre o norte do Nordeste. As condições para chuva aumentam.

No começo da segunda quinzena de dezembro, o Norte e o Nordeste devem ser favorecidos com um pouco de chuva. Porém, o Sudeste e o Centro-Oeste vão sentir maior influência do sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul que vai reduzir chuva. O calor aumenta.

Nossa região

Nos últimos dias, um forte calor e um sol escaldante voltaram a dar a tônica sobre o tempo na nossa região. Depois de alguns dias de ameaça, inclusive com alguma incidência no centro norte da Bahia e no Piemonte da Chapada Diamantina, os sinais de chuva desapareceram.

Mas, apesar da forte temperatura, em algumas noites o tempo tem sido mais ameno, favorecido por ventos que vêm do leste. Neste domingo, contudo, além do forte sol durante o dia, o calor da noite voltou a incomodar.

Sem perspectiva de chuva, alguns produtores rurais da região já se mostram desesperados, pois já voltaram à rotina de dar ração aos animais, além de conviverem com o drama da falta de água, que já afeta várias municípios da região.

Enfim, diante do quadro quase desesperador, qualquer sinal ou noticia de chuva já serve de alento, especialmente para os produtores rurais da região semiárida da Bahia.

http://www.interiordabahia.com.br

 

Senado inclui o ex-governador Leonel Brizola no Livro dos Heróis da Pátria

 

0720

Foto histórica da chegada de Brizola, no volta do exilio

O Plenário do Senado aprovou na última quarta-feira (09) a inclusão do nome do ex-governador e fundador do PDT, Leonel Brizola, no Livro dos Heróis da Pátria (PLC 67/2014).

Também chamado de Livro de Aço, o Livro dos Heróis da Pátria fica exposto no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, e serve de homenagem aos brasileiros que se destacaram na história do país.

Leonel de Moura Brizola nasceu em 1922, em Carazinho (RS), e morreu em 2004, no Rio de Janeiro (RJ). Fundador do PDT, Brizola foi governador de dois estados: Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Foi prefeito de Porto Alegre (RS), deputado estadual e deputado federal. Também lutou contra a ditadura militar e foi candidato à Presidência da República por duas vezes.

Dez anos

A proposta aprovada, de autoria do ex-deputado Vieira da Cunha (PDT-RS), também facilita homenagens futuras. A lei atual (11.597/2007) exige que a homenagem seja feita somente após 50 anos da morte do homenageado, prazo agora reduzido para dez anos.

A matéria segue agora para sanção presidencial. (Com informações da Agencia Senado).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s