Conselho de Ética aprova por 11 votos a nove processo contra Cunha Jornal do Brasil

A partir deste momento, o processo pode ir a votação no Plenário da Câmara.

Durante a reunião, porém, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) denunciou o que pode ser uma estratégia de Cunha para não perder o mandato. Segundo o líder do Psol, o presidente da Câmara renunciará ao comando da Casa para não perder o mandato e, por conseguinte, a imunidade parlamentar para enfrentar um julgamento no supremo Tribunal Federal (STF), e não na Justiça comum.

Ex-relator do processo, Fausto Pinato (PRB-SP) observa reunião pela admissibilidade de parecer
Ex-relator do processo, Fausto Pinato (PRB-SP) observa reunião pela admissibilidade de parecer

Após o resultado, aliados de Cunha anunciaram que entrarão com recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida por Arthur Lira (PP-AL), um dos principais aliados do presidente da Câmara. Eles argumentam que o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), impediu um novo pedido de vista, o que provocaria o oitavo adiamento da sessão. Neste caso, a votação teria ficado para 2016.

Votaram a favor de Cunha e pelo arquivamento do processo os deputados Cacá Leão (PP-BA), Erivelton Santana (PSC-BA), Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SD-SP), Ricardo Barros (PP-PR), Vinicius Gurgel (PR-AP), Washington Reis (PMDB-RJ), Wellington Roberto (PR-PB), João Carlos Bacelar (PR-BA) – suplente e Manoel Júnior (PMDB-PB) – suplente.

Votaram pela admissibilidade das investigações e pela cassação de Eduardo Cunha os deputados Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Fausto Pinato (PRB-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), Leo de Brito (PT-AC), Marcos Rogério (PDT-RO), Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), Paulo Azi (DEM-BA), Sandro Alex (PPS-PR), Zé Geraldo (PT-AC), Valmir Prascidelli (PT-SP), Rossoni (PSDB-PR) – suplente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s