Ministro do STF, Marco Aurélio afirma que Sergio Moro atropelou as regras

‘Amanhã constroem um paredão na praça dos Três Poderes’, alertou o ministro

“Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado”, afirma ele.

Marco Aurélio disse à Folha que é preciso “colocar os pingos no is’, em relação à investigação, mas que não se pode atropelar a lei. “O atropelamento não conduz a coisa alguma. Só gera incerteza jurídica para todos os cidadãos. Amanhã constroem um paredão na praça dos Três Poderes”.

Ações de Moro implicam em retrocesso, e não em avanço para a sociedade, afirmou ministro
Ações de Moro implicam em retrocesso, e não em avanço para a sociedade, afirmou ministro

O ministro também ironizou o argumento de Sergio Moro e dos procuradores de que a medida foi tomada para assegurar a segurança de Lula. “Será que ele [Lula] queria essa proteção? Eu acredito que na verdade esse argumento foi dado para justificar um ato de força”, segue o magistrado. “Isso implica em retrocesso, e não em avanço”.

Para Mello, Moro “estabelece o critério dele, de plantão”, o que seria um risco. “Nós, magistrados, não somos legisladores, não somos justiceiros”, alertou. “Se pretenderem me ouvir, vão me conduzir debaixo de vara? Se quiserem te ouvir, vão fazer a mesma coisa? Conosco e com qualquer cidadão? O chicote muda de mão. Não se avança atropelando regras básicas”.

 

A crise política e a perversa especulação do mercado financeiro

Ações da Petrobras no exterior sobem mais de 30% em dois dias. Quem ganha com isso?

E esta crise talvez esteja sendo alimentada justamente pela aliança entre agentes do mercado financeiro internacional especulativo e apátridas brasileiros. Se existe esta aliança, o povo tem que estar esperto: esses senhores não querem o poder em favor do povo, e sim em favor deles próprios.

Especulação desta proporção faz com que segmento do setor financeiro ganhe milhões de dólares
Especulação desta proporção faz com que segmento do setor financeiro ganhe milhões de dólares

Uma especulação desta faz com que segmento do setor financeiro ganhe milhões e milhões de dólares. Como a maior alta está acontecendo no exterior, não há dúvida de que o insider não é estrangeiro, e sim brasileiro a serviço de grupos estrangeiros. Este insider não está necessariamente dentro das finanças da Petrobras, mas deve estar nas finanças da derrocada institucional brasileira.

Para isso, sim, o Banco Central e as autoridades fazendárias e policiais deveriam estar pedindo explicações à Securities and Exchange Commission (SEC) – o órgão que regula o mercado nos Estados Unidos e que, no Brasil, corresponde à Comissão de Valores Mobiliários. Como a ação de uma empresa brasileira pode se valorizar no exterior mais de 30% em dois dias? Quem está por trás desta especulação? A SEC, que já admitiu tantos processos contra a Petrobras, tinha a obrigação de estar se preocupando com um assunto tão importante, tratando-se de uma empresa que está tão visada pela justiça americana.

Jornal do Brasil

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s