Dilma se reúne com Lula, Jaques Wagner e José Eduardo Cardozo no Alvorada

Liminar de juiz federal suspendeu posse de ex-presidente como ministro

Além de Dilma e Lula, estão na residência oficial o Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo, e o novo ministro da chefia de Gabinete Pessoal da presidenta, Jaques Wagner, que deixou a Casa Civil.

Até o momento, o Palácio do Planalto não se manifestou oficialmente sobre a liminar.

Dilma ataca grampos: “Investigações baseadas em grampos ilegais não favorecem democracia”

Com um veemente discurso no qual enalteceu o ex-presidente Lula e condenou o vazamento do grampos, a presidente Dilma Rousseff deu posse, nesta quinta-feira (17) a Lula como ministro-chefe da Casa Civil. O discurso foi interrompido várias com gritos de “Não vai ter golpe!” e “Ole, ole, ole, olá, Lula, Lula”. O Salão Nobre do Palácio estava lotado de políticos, que aplaudiram efusivamente e, após a posse, cercaram Lula.

Durante o discurso de Dilma, deputado Major Olímpio (SD-SP) gritou “vergonha”, interrompendo a fala de Dilma, sendo em seguida retirado do salão.

Dilma destacou, em seu discurso, que Lula era o maior líder político do país. “As dificuldades, muitas vezes, costumam criar oportunidades. As circunstâncias atuais me dão a magnífica chance de trazer para o governo o maior líder político desse país”.

Ela acrescentou que Lula, além de ser grande líder político, é um grande amigo e companheiro de lutas. “Seja bem-vindo, querido companheiro ministro Lula. Eu conto com a experiência do ex-presidente Lula, conto com a identidade que ele tem com esse país e com o povo desse país. Conto com sua incomparável capacidade de olhar nos olhos do nosso povo, de entender esse povo. A sua presença aqui, companheiro Lula, mostra que você tem a grandeza dos estadistas. Prova que não há obstáculos à nossa disposição de trabalharmos juntos pelo Brasil.”

Lula toma posse como ministro da Casa Civil
Lula toma posse como ministro da Casa Civil

Dilma também elogiou o “estilo conciliador” do ex-ministro da Casa Civil Jaques Wagner, que considera “fundamental” para seu governo. A presidente ainda disse que Wagner, que é “um bom companheiro”, “estará mais perto de mim” na chefia de Gabinete Pessoal da Presidência da República.

A presidente fez uma dura crítica ao vazamentos dos áudios sob permissão do juiz Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato. “Não há Justiça quando leis são desrespeitadas. Não há justiça para o cidadão quando as garantias constitucionais da própria Presidência da República são violadas”, disse Dilma. “Investigações baseadas em grampos ilegais não favorecem a democracia do Brasil. Quando isso acontece, fica nítida a tentativa de ultrapassar o Estado democrático de Direito”, afirmou a petista. “Estamos diante de um fato grave. Uma agressão não à minha pessoa, mas à cidadania e à democracia”.

“Queremos saber quem o autorizou, porque o autorizou e porque foi divulgado quando não continha nada, nada eu repito, que possa levantar qualquer suspeita sobre seu caráter republicano”, acrescentou. “Convulsionar a população em cima de inverdades viola garantias constitucionais e abre precedentes gravíssimos. Os golpes começam assim”, completou.

Ela também atacou a publicação de delações premiadas, como a do senador Delcídio do Amaral, na qual ele cita Dilma, Lula e o tucano Aécio Neves em possíveis casos de corrupção. “Delações são tornadas públicas de forma seletiva para execração de alguns investigados”, comentou Dilma.

“Gritaria dos golpistas não vai me tirar do rumo e não vai deixar nosso povo de joelhos”, afirmou ainda.

Os presentes à posse no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em sua maioria representantes de movimentos sociais e sindicais, interrompem o discurso da presidenta com palavras de ordem e gritos de “Ole, ole, ole, olá, Lulá, Lulá”, “O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”, “A verdade é dura, a Rede Globo apoiou a ditadura”

Com Agência Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s