Vaticano a Juazeiro: Papa Francisco envia carta a forrozeiro Targino Gondim elogiando por CD de música católica

0833

 

Targino recebeu uma carta do Vaticano em nome do Papa

O forrozeiro Targino Gondim, morador de Juazeiro, no norte da Bahia, recebeu na última quinta-feira (28) uma carta do Vaticano, enviada pelo Monsenhor Paolo Borgia, em nome do papa Francisco, o elogiando pelo CD “Canções Divinas”, que traz clássicos ligados à fé católica rearranjadas para ritmos nordestinos.

“Foi muita emoção. É um orgulho, uma felicidade. É como se Gonzagão me enviasse uma carta por um CD de forró meu”, falou Targino em entrevista ao siteG1. “O papa Francisco é um grande comandante, um dos grandes líderes de todos os tempos, inclusive ultrapassando as barreiras da religião”, acrescentou.

Até chegar ao papa, o disco de Targino percorreu um longo caminho. “Fomos trabalhando o CD em paróquias, eventos católicos e, na festa da padroeira de Juazeiro, Nossa Senhora das Grotas, fui tomar um café com o bispo, dei o disco para ele e disse: ‘Imagina se esse cd chegar para o papa’. O bispo enviou o disco ao Vaticano e na última quinta ele me ligou, dizendo que tinha uma surpresa pra mim”, diz Targino.

Na carta, o Monsenhor Paolo Borgia afirma que “foi-me confiado certificar-lhe de que Sua Santidade o Papa Francisco apreciou este sinal de devotamento e não deixará de implorar para o senhor e a todas as pessoas que lhe são caras as mais seletas graças divinas”. A correspondência ainda diz que “o Santo Padre concede-lhes uma propiciadora Bênção Apostólica, pedindo também que não se esqueçam de rezar por ele”.

Apesar de ter sido lançado em 2014, Targino conta que já tinha a ideia de gravar um disco de canções católicas há cinco anos. “A ideia sempre ficava pra depois, mas como minha mãe é muito católica, todo ano ela me cobrava. Quando o papa veio ao Brasil, em 2013, aquilo me emocionou de uma forma poderosa, e resolvi enfim gravar o CD”, conta o sanfoneiro.

O álbum é recheado de clássicos ligados à fé católica, que foram “nordestinizados”, como “Súplica Cearense” (Gordurinha e Nelinho), “Ave-Maria Sertaneja” (com citação da Ave Maria de Gounod) de Júlio Ricardo e “Romaria”, de Renato Teixeira. Nele também existe uma homenagem ao sumo pontífice com a canção batizada de “O Papa Francisco” (Targino Gondim e Wilson Duarte).

http://www.interiordabahia.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s