Cajazeiras: candidatos a vereador intensificam campanha no bairro

0945

Maior complexo habitacional da America do Sul, cajazeiras tem uma população superior a 6oo mil habitantes. Oriunda do projeto Caji, no Governo Roberto Santos(1977), teve a maioria de seus conjuntos habitacionais entregues no governo de João Durval Carneiro(1983-1986). Tem cinco agencias bancárias, um hospital, uma maternidade e dois shoping center ( com quatro salas de cinema) um ginásio esportivo e uma população com mais de 600 mil habitantes.

Contudo, outros conjuntos do Minha casa Minha Vida foram construídas  nas administração de Wagner e Rui Costa(PT). Outras comunidades se originaram de ocupações e ou loteamentos como Nova Independência, Santo Antônio, Jaguaripe, Irma Dulce e outros.

Disputa: governo e prefeitura realizam obras no Bairro

Governo do Estado e prefeitura disputam a preferência do eleitorado a partir da realização de grandes obras que impactam na vida da população local. Rui Costa inaugurou recentemente uma etapa da linha vermelha, que integra o bairro a orla e ao subúrbio e orla, além da futura estação Rodoviária. O governador também integrou o Metrô com os ônibus que circulam e fazem as linhas Cajazeiras-Estação Pirajá reduzindo o custo da Passagem e o tempo de deslocamento para o centro. Rui inaugurou um ginásio de esporte na Fazenda Grande III e deverá entregar nos próximos dias a delegacia.

0946

Já o prefeito ACM Neto tem como principais obras junto a população local, a ligação Cajazeiras X – Cajazeiras V. A ligação Cajazeiras XI- BR 324 e a construção do Mercado municipal além da reforma de escolas.

Esse caldeirão de disputa se refletem nas ações dos candidatos a vereador que acreditam que poderão ser eleitos se tiver uma boa votação no Bairro. Eles podem ter razão, a 20ª zona eleitoral possui mais de 120 mil eleitores cadastrados. Nas eleições de 2012 vereadores foram eleitos com votação entre 5 mil e 14 mil votos. Carreatas e caminhadas são frequentes, panfletagem e as tradicionais feijoadas aos domingos. Tudo para convencer um eleitor cada vez mais exigente.

Como o voto é proporcional, a soma de votos da legenda ou coligação é que define a quantidade de eleitos. Isto é, por exemplo: se um partido ou coligação somam 120 mil voto no total ( considerando um coeficiente de 30 mil votos por cadeira na Câmara) elege quatro vereadores dentre os mais votados. Sendo que o primeiro pode ter 15 mil votos e o quarto apenas 5 mil votos.

Cajazeiras tem mais de 30 (trinta) candidatos que moram no Bairro, mas, também tem candidatos (alguns com mandato) que são vinculados a comunidade por exercer alguma atividade ou trabalho com função social que beneficiam os moradores.

Os nomes mais fortes e com possibilidade de eleição são vinculados ao Governador ou ao Prefeito. Assim as principais legendas de situação e oposição no município tem seus carros chefes em Cajazeiras. Do lado de ACM Neto, DEM, PSDB e PMDB tem nomes como: Tiago Correia, Paulo Câmara, Alfredo Mangueira, Léo Prates e Kiki Bispo como carros-chefe.

Do lado de Rui Costa PT, PC do B e PDT também tem seus carros-chefes com destaque para dois novatos entre os veteranos: Vânia Galvão, Everaldo Augusto e Odiosvaldo Vigas. Os novatos com força na comunidade são Pastor Edvaldo e o professor Neemias.

0904

Nessa disputa o bairro sai ganhando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s