Estilo de vida saudável deve incluir cuidados com a saúde emocional 

Jornal do Brasil

De acordo com a médica nutróloga Cristiane Molon, quando um mal-estar ou enfermidade aparecem, é porque foi criado um ambiente propício. “São pequenos detalhes, que, quando se acumulam, podem levar ao desencadeamento de doenças das mais diversas, desde uma simples anemia, intolerância alimentar, dermatites até a um câncer”, enfatiza.

Nesse sentido, a saúde psicológica tem abrangência determinante. “Somos seres emocionais, com um sistema bioquímico e um modo de funcionamento fisiológico perfeito.  A saúde não é somente um cérebro que pensa, um estômago que funciona melhor, uma articulação que não dói mais, um cabelo bonito, um marcapasso, uma prótese no joelho”, explica.

Segundo a especialista, quando o organismo dá sinais de que algo não vai bem, é preciso levar em consideração fatores emocionais. Ela comenta que, para entender e decifrar os sintomas de qualquer mal-estar, vale parar um pouco e “escutar” o corpo. A resposta, afirma a médica nutróloga, pode vir em forma de alerta para descansar mais, ser menos perfeccionista, curtir a família e os amigos, buscar a espiritualidade, fazer menos cobranças a si mesmo.

A dica para quem sofre com a falta de tempo é se organizar. “Tire cinco minutos para ficar em silêncio quando acorda ou ao deitar, ou converse com alguém, medite, ore, faça uma caminhada, contemple a natureza.  Autoconhecimento não acontece lendo livros, você precisa praticar. É algo que vem de dentro e não de fora”, esclarece Cristiane. A nutróloga ainda ressalta que, na busca por saúde, é fundamental assumir o controle da própria vida e buscar equilíbrio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s